Radioamadorismo Taubate

O bom Uso das Redes Sociais

COMO FAZER O BOM USO DAS REDES SOCIAIS


Evite expor sua opinião desrespeitando terceiros ou sendo ofensivo a grupos
As redes sociais já são parte integrante das relações sociais contemporâneas, sites como o Facebook, Orkut e Twitter popularizaram de vez esse novo tipo de relacionamento entre as pessoas do mundo todo. No ciberespaço as pessoas são mais livres para expressarem suas opiniões, isso torna o meio virtual muitas vezes um local no qual as pessoas falam o que vem a cabeça, sem antes refletir muito sobre as consequências causadas por suas palavras. 

Esse tipo de comportamento liberal abre discussão sobre como os usuários devem se comportar no meio virtual, não chegam existir regras a respeito disso, são mais convenções que tornam o convívio online mais saudável. A seguir listamos os principais comportamentos que afetam o bom convívio entre os internautas.

Entre os comportamentos que devem ser evitados no Facebook, por exemplo, podemos citar fotos com conteúdo ofensivo, sejam elas de cunho sexual, ou com cenas de violência, a grande maioria dos internautas não está disposta a ser pega de surpresa com um conteúdo desse tipo sem o seu consentimento prévio. Evite também expor sua opinião desrespeitando terceiros ou sendo ofensivo a grupos, você pode não concordar com nenhuma das opiniões que lê na internet, mas deve respeitar o direito dos demais se expressarem.

Ainda podemos citar os erros de português como algo a ser evitado, erros primários e grosseiros causam um desconforto visual em quem lê, evite textos em caixa alta que também são muito desagradáveis, o uso de abreviações desnecessárias e dialetos de determinados grupos também são desnecessários quando seus amigos de diversas idades e graus de instrução estão vendo essas postagens. Evite também a poluição visual desnecessária, seja com imagens, fotos, ou gifs animados, lembre-se que o seu conteúdo é visto por todos.

Enfim podemos afirmar que o comportamento virtual é muito semelhante em alguns aspectos com o comportamento na vida real, as pessoas devem ter bom senso e coerência em seus comportamentos, ser demasiadamente efusivo e hiperbólico em suas atitudes dentro e fora do ciberespaço é uma atitude irritante que deve ser evitada para que seja assegurada a boa convivência entre os membros das redes sociais


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário