Radioamadorismo Taubate

terça-feira, 23 de setembro de 2014

As Raízes do Radioamadorismo em Taubaté

PY2DN EMILIO AMADEI BERINGHS TAUBATÉ-SP


Atuou por mais de 50 anos no jornalismo taubateano, descreveu com maestria o cotidiano taubateano. Integrou o Instituto Geográfico de São Paulo. Foi um dos pioneiros do rádio amadorismo no Vale.
Na radiodifusão convencional, foi responsável, junto com Alberto Guisard, pela pioneira Rádio Bandeirantes.
Em 1941, foi co-fundador da Rádio Difusora de Taubaté. Foi sócio fundador do Aero-Clube de Taubaté.
Em 1967, escreve o primeiro volume do obrigatório livro Conversando com a Saudade, descrito por muitos como pedaços da alma de Taubaté. É, também, de sua autoria, a bandeira de Taubaté.

Emilio Amadei Beringhs, iniciou seus estudos sobre radio-receção por volta de 1924 e em 1926 já construia receptor a válvula.

Em 1927 construio um outro para ondas medias e curtas, tendo publicado em 1930 na revista Antena um estudo sobre recepção nessas faixas.

Ingressou na Radioamadorismo em 1935 tendo feito seu primeiro QSO no dia 7 de Maio deste ano, com o colega PY1AL Álvaro Coelho. Sua primeira licença foi obtida 31 de Maio 1939, com declaração de abertura a 2 de Setembro de 1938.( naquele tempo as licenças eram publicadas na extinta revista QTC).

Teve varias atividades ligadas nos diversos setores do radio, uma delas foi a fundação da Radio Bandeirantes de Taubaté. Em 1932 por ocasião da Revolução Constitucionalista de São Paulo foi convocado pelo Comando do Vale do Paraíba para prestar serviços de Radio pelo qual foi Condecorado com a Medalha do M.M.D.C. e respectivo diploma. E, 1937, ja como Radioamador participou do Concurso Anual da LABRE, classificando-se em 3º lugar.

Em 22 de Janeiro de 1938 teve uma grande experiência ao contatar a estação de OE3AH, foi informado pelo mesmo de que se tratava do Arquiduque: Anton de Habsbung, herdeiro da coroa Austríaca. Quando pedio desculpas por estar usando de liberdade no tratamento, recebeu a resposta do colega: Se você soubesse o quanto pesa esta coroa que ainda não esta em minha cabeça e que não a desejo você daria graças e Deus por viver num pais livre como o Brasil e por estar fora das maquinações políticas.

Em 1942 com os colegas PY2ET e PY2EU fundou a Radio Difusora de Taubaté. No mesmo ano quando o Brasil entrou na 2º guerra mundial foi convocado servir no Exército como reservista na área de radio escuta com missão de enviar diariamente o boletim das atividades em geral. Em 1952, 1962 e 1976 fundou juntamente com seu filho Emilio  PY2AUM respectivamente a Radio Difusora de Pindamonhangaba, a Radio Cultura de Taubaté e a Radio Difusora de São José dos Campos FM.

Trecho da reportagem exibida pela Revista Antena de 1979.
Este artigo foi nos enviado pelo colega Celso Til Radioamador de Taubaté PY2TIL, o mesmo tem um Blog onde podemos ver mais artigos sobre Radioamadorismo vale a pela conhecer e seguir o blog clique aqui e conheça. É disso que eu sempre falo meus amigos se cada Radioamador fizer sua parte como colaborador sempre tememos bons conteúdos, eu Alexandre Espindola Pu2YPO lhe Agradeço Celso pela Sugestão e o Apoio neste argito TKS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário