Radioamadorismo Taubate

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Radioescotismo

O que é Radioescotismo


A ATRA participando do concurso JOTA .


banner_testeira do site1
RADIOESCOTISMO (adaptado da expressão em inglês Radio Scouting)
Radioescotismo é o nome que se dá às atividades escoteiras que incluem o uso de equipamentos de radiocomunicação.
É mais um atrativo para os jovens e mais segurança para todos.
Através de uma estação de radioamador, é possível estabelecer contatos, por exemplo, entre nosso acampamento e a sede do Grupo. É possível, ainda, contatar escoteiros e radioamadores ao redor do mundo inteiro. Essa é uma área de interesse extremamente diversificada, capaz de promover a intercomunicação entre os jovens, incentivando-os às práticas científicas e estudos técnicos, além de prepará-los para atuar em comunicações de emergências. É, também, um grande desafio.
São várias as atividades de Radioescotismo, dentro as quais destaca-se o Jamboree no Ar, ou seja o JOTA. No Brasil, temos também o CQWS, o Scout’s Field Day e a Patrulha Baden Powell. Você pode saber mais sobre essas atividades aqui mesmo, em nosso site.
É necessário destacar que aqueles que se dedicam ao Radioescotismo são Escoteiros e também Radioamadores. São, em sua maioria, bons escoteiros, bons mateiros, bons chefes e dedicados líderes, que também têm o conhecimento do radioamadorismo e das comunicações em geral. Têm sua formação escoteira como todos, porém, além disso, dedicam-se à radiocomunicação, tanto como hobby quanto como parte da maior reserva mundial de comunicações de emergência.  
Ainda hoje, com todo o avanço tecnológico da telefonia, fixa e celular, ainda acontecem muitas situações em que somente os Radioamadores conseguem estabelecer contatos entre áreas atingidas por desastres naturais e os socorros de urgência. 
“O Escoteiro que é radioamador aumenta sua capacidade de ajudar e participar da formação de uma sociedade mais solidária.”
30 anos de Patrulha BP
BADEN POWELL previu o futuro dos jovens e da radiocomunicação dentro do Escotismo. Em “The JOTA Story”, Len Jarrett, 1993, publicação da WOSM, há duas citações suas:
  • Em 1913, quando a revista “Wireless Word publicou um esquema da Compahia Marconi com instruções de como montar um telégrafo sem fios, dirigido a Movimentos de Jovens, BP teria comentado que o rádio está se tornando um “hobby” favorito dos rapazes, e é de muito valor para eles, porque há muito futuro. Desejo que os escoteiros, custe o que custar, façam muito uso desta oportunidade que lhes é oferecida, porque certamente farão um bom trabalho e esse tipo de interesse lhes trará uma enorme recompensa no futuro.
  • A outra citação ocorreu em 1922: “O que está se tornando a maior mania entre os jovens? A Radioescuta e toda a sua tecnologia”.
A publicação ainda cita outros fatos curiosos e criativos, como a instalação da primeira estação Radioescoteira, a “XBS”, do “1st Arundel Troop” de Sussex que recebeu mensagens passadas de 800 milhas e transmitiu com alcance de 5 milhas.  Em 1913, a mesma revista “Wireless World” publicou reportagem sobre atividades Radioescoteiras.
gb3sp
Primeira estação de radioamador operada num Jamboree Mundial
Em 1957, durante o 9º Jamboree Mundial, em Sutton Park, Birmingham, Inglaterra, foi montada a primeira estação de Radioamador numa grande atividade escoteira. Era a estação GB3SP e Alan Dennis, G3CNV, foi seu primeiro operador. Ouça a gravação de alguns dos contatos e noticiários da GB3SP clicando na foto.
Foi esta estação que inspirou Les Mitchell – G3BHK e uma equipe de escoteiros radioamadores a fazer uma reunião anual através do rádio: assim nasceu o Jamboree On The Air, em 1958.
De lá para cá o interesse dos jovens escoteiros pelo radioamadorismo vem crescendo em todo o Mundo.
O JOTA atualmente reúne cerca de 500.000 escoteiros e radioamadores em todo o mundo, numa grande demonstração de fraternidade e união.
No Brasil, as atividades de Radioescotismo estão subordinadas à Equipe Nacional de Atividades Especiais e são coordenadas pela Equipe Nacional de Radioescotismo, com o apoio de Equipes Regionais e seus coordenadores. Além disso, contamos com diversas parcerias como, por exemplo, a LABRE, o Araucária DX GroupRadiohaus e a Feirinha Digital, dentre outros.


Insígnia de Radioescotismo


COMO FAZER PARA CONQUISTAR A SUA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO?
(Observamos que pode ser que apareça em algum lugar a antiga regra 161 do POR, porém, depois da última revisão, essa regra passou a ser 180.
Da mesma forma, o tamanho do distintivo mudou, apssando de 6,5 para 3,5 cm de diâmetro.)
Veja o que diz a Regra 180 do P.O.R:
Modelo da Insígnia de Radioescotismo
A Insígnia de Radio-escotismo é circular, com 3,5 cm de diâmetro, com o logotipo “RÁDIO-ESCOTISMO” bordado em branco sobre um fundo roxo, e deverá ser usada acima do bolso direito da camisa, centralizada em relação ao bolso, acima dos demais distintivos que ocupam essa posição.

A insígnia de Radio-escotismo é utilizada por membros adultos e juvenis da UEB que atendam aos seguintes requisitos:
  • Apresentar a Licença de sua estação de Radioamador, expedida pelo órgão oficial competente;
  • Programar e utilizar sua Estação de Radioamador como suporte de comunicação com a Sede do seu Grupo durante uma atividade de campo, apresentando relatório;
  • ter participado ativamente de um Jamboree no Ar;
  • Ter no seu cartão QSL o símbolo nacional do Radioescotismo ou o símbolo mundial Radio Scouting, com os dados completos de sua estação, incluindo indicativo de chamada, nome completo, número de registro na UEB, endereço completo e os dados da Unidade Escoteira Local (Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma) à qual está filiado.
PROCEDIMENTOS PARA A CONQUISTA DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO:
De acordo com o Item I da regra 180 do P.O.R., o preenchimento do pedido para avaliação e aprovação da Diretoria do Grupo/Unidade Autônoma, foi preparado para ser feito eletronicamente, da seguinte forma:
1 – PELO INTERESSADO, se adulto, preenchendo seu pedido diretamente no link abaixo.
2 – PELO CHEFE DE SEÇÃO, se for membro juvenil, na presença do jovem interessado, no mesmo link abaixo.
INFORMAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO ELETRÔNICO DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO:
Antes de acessar o link para solicitar a Insígnia de Radioescotismo, é necessário preparar o material que será usado, a saber:
  • FOTO digital do solicitante uniformizado, dimensões na proporção 3×4;
  • Imagem digitalizada da Licença da Estação de Radioamador do solicitante;
  • Imagem digitalizada do Diploma de Participação no Jamboree no Ar;
  • Imagem digitalizada do Cartão QSL do solicitante, frente e verso;
  • Relatório de atividade escoteira realizada pelo Solicitante, com o uso de estação de radioamador;
  • Quatro fotos da atividade escoteira realizada, com pelo menos uma mostrando o Solicitante operando a estação;
  • Nome completo e endereço eletrônico (emaildo Diretor Presidente da Unidade Escoteira Local ou Seção autônoma;
É importante explicar que as imagens devem ter dimensões máximas de 640 x 480 pixels, a 96 dpi, com tamanho máximo de 200k e na extensão JPG (única extensão aceita no sistema), para que todo o processo possa ser realizado com rapidez, eficiência e qualidade.
Após a conclusão do processo, imprima o certificado e compre o distintivo, semelhante ao que aparece abaixo, junto à Loja Escoteira Nacional, para que possa ser realizada a Cerimônia de entrega da Insígnia na sua Unidade Escoteira.
Tudo pronto? Clique no link do processo abaixo e entre com o seu pedido, que será todo feito eletronicamente.
Insígnia de Radioescotismo Brasil

PROCESSO DE CONCESSÃO DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO

Esse procedimento é fruto do trabalho da Equipe Nacional de Radioescotismo dos ESCOTEIROS do Brasil, por sugestão de Paulo Eduardo Junqueira de Moraes – PY2ZZ (in memorian).
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL !!!
Ronan Augusto Reginatto – PY2RAR

Coordenador Nacional de Radioescotismo

Representantes da ATRA auxiliaram na montagem das antenas desse concurso.


Atendendo a sugestão de artigo do nosso amigo Jason de Taubaté

Muito obrigado pela sugestão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário